29 de nov de 2013

Como aprestar atenção na aula e entender a matéria e como perder o medo de perguntar.

Vida de estudante realmente não é fácil, pois além das diversas provas e trabalhos que necessita entregar durante um ano letivo, tem que assistir horas e mais horas de aulas, aulas estas que muitas vezes não são aproveitadas pelo aluno devido a sua falta de atenção e interesse pela disciplina, no entanto é necessário saber e compreender o que o professor esta falando na sala de aula para poder realizar uma boa prova e assim conseguir a aprovação para a serie seguinte.
Mas qual seria o segredo para conseguir prestar atenção nas aulas dentro da sala de aula?
Pois para muitos alunos a tentação de querer falar com o colega do lado ou se distrair fazendo desenhos no caderno ou simplesmente pensar no nada são muitas vezes mais interessantes que aula da disciplina em questão.
Por tanto você aluno que tem dificuldades em prestar atenção nas aulas, a primeira coisa que tem que fazer é evitar ao máximo as tentações que acabei de citar no parágrafo acima.
E para não perder a atenção ou pensar em outra coisa, uma técnica interessante é realizar anotações que você julgar interessante no que o professor esta falando, esta técnica é semelhante a que eu escrevi em outro post sobre como estudar para provas, pois você realizando as anotações de ponto importantes da aula, ficará muito mais fácil e simples de estudar a matéria quando tiver uma prova sobre a disciplina, pois o seu cérebro irá ligar e relembrar daquela aula que você teve.
Viu só como não é tão difícil conseguir prestar atenção nas aulas, basta você querer!
         Como perder o medo de perguntar?

O que fazer para perder o medo de perguntar: 1. Tarefas

Antes de ir para aula, faça todas as suas tarefas, tanto as de interpretação quanto as de leitura e resolução de exercícios. Desta maneira fica mais fácil identificar quais são os seus pontos fracos.


O que fazer para perder o medo de perguntar: 2. Revisão

Antes que a aula comece, revise os pontos que você anotou sobre a aula anterior. Nas margens do seu caderno, escreva palavras chaves que te ajudarão a lembrar o conteúdo de maneira rápida.


O que fazer para perder o medo de perguntar: 3. Confiança

Sinta-se confiante a respeito do que você entendeu e o que ainda deixou brechas na sua interpretação. Parece fácil de dizer e difícil de colocar em prática, mas se você revisar o conteúdo e fizer suas tarefas, isso se tornará apenas uma consequência.


O que fazer para perder o medo de perguntar: 4. Busca

Quando o professor falar sobre determinado assunto ou fizer uma questão em sala, busque rapidamente a palavra chave relacionada com aquilo no seu caderno. Fique atento às anotações que você já fez.


O que fazer para perder o medo de perguntar: 5. Relaxe

Não viva na tensão de procurar pela “hora certa para perguntar”. Desligue-se disso e mantenha o foco na aula. Se alguma dúvida surgir, resolva-a de forma natural.

Depois de praticar esses passos, você se sentirá mais confiante para fazer – e até mesmo responder - os questionamentos que surgirem durante a aula. Quando você se sentir totalmente confiante para perguntar, vai melhorar as suas habilidades. Saiba como:


Como perder o medo de perguntar em sala de aula: 1. Não tenha vergonha

Pare de pensar que sua pergunta é estúpida ou que a sua resposta está errada. Se você estiver perguntando, mantenha em mente que a sua dúvida pode ser a de mais colegas seus. Se você precisar responder a uma questão, lembre-se que se ela estiver meio certa você já fez um ótimo trabalho.


Como perder o medo de perguntar em sala de aula: 2. Continue tentando

No começo pode ser difícil ver a sala toda em silêncio com a atenção voltada para você, mas continue tentando. Sempre que surgir uma dúvida verifique se você realmente não entendeu e então formule a questão antes de fazê-la.
Postar um comentário